O CAPÍTULO

O Capítulo Príncipe Arcanjo Nº 782 da Ordem DeMolay foi instalado na cidade de São Miguel – RN no dia 19 de março de 2011. A instalação foi um grande marco para a Ordem DeMolay potiguar, sendo prestigiada por comitivas de todo o estado e regiões circunvizinhas. Durante as duas primeiras gestões administrativas (períodos de 2011.1 e 2011.2), o Irmão Vinícius Andrade (nome completo) atuou no cargo de Mestre Conselheiro. Como o capítulo começava a se erguer, no primeiro momento não foram realizados eventos e cerimonias ritualísticas abertas. Ainda no ano de 2011, depois da realização de atividades internas, o Príncipe Arcanjo se mostrou para a sociedade micaelense, organizando e realizando o desfile em comemoração ao 7 de Setembro da cidade. No evento, muitas organizações se fizeram presentes, como bandas de música, escolas municipais, igrejas e grupos religiosos da cidade etc. Neste mesmo ano o capítulo se fez presente no Congresso Estadual da Ordem DeMolay, realizado na cidade de Mossoró – RN, tendo como representante o irmão Mestre Conselheiro Vinícius Andrade.

No ano de 2012, o irmão Francisco Daniel da Silva Zumba foi instalado como novo Mestre Conselheiro do capítulo, e atuaria no cargo durante as gestões 2012.1 e 2012.2. Ainda na primeira gestão de 2012, o capítulo realizou as suas primeiras cerimônias de iniciação e de elevação, estas de sua inteira. Na segunda gestão o protocolo se repetiu, de modo que o Príncipe Arcanjo pôde aumentar o seu quadro de membros. Juntamente com a segunda iniciação foi realizado o primeiro evento de arrecadação de fundos do capítulo, que se tratava do sorteio de uma rifa de celular. Assim, o capítulo poderia seguir com suas atividades com maior liberdade financeira.

O capítulo realizou simpósios ritualísticos para estudar diversos assuntos relativos à Ordem DeMolay, mais especificamente sobre a sua história e ritualística, na busca da melhoria contínua de seus trabalhos.

Ainda no mesmo ano foram realizadas cerimônias de homenagem aos maçons – esta feita em momento permitido da reunião ritualística maçônica – e cerimônia pública de homenagem às mães, com realização de cerimônia das flores pelo irmão Bruno Estevam e cerimonia das luzes pelo irmão Francisco Daniel da Silva Zumba, seguida por um lanche de confraternização. Este momento foi marcante pois pela primeira vez, com exceção da instalação, as mães estiveram presentes em uma cerimônia pública da Ordem DeMolay micaelense.

No primeiro semestre do ano de 2013 o irmão Bruno Barnabé de Oliveira Araújo foi instalado como o novo Mestre Conselheiro do capítulo. Porém, infelizmente, o capítulo acabou passando por dificuldades financeiras e, principalmente, de falta de membros, e chegou a ser desativado ainda este ano.

Após 2 anos fechado, no dia 26 de Dezembro de 2015 o Capítulo Príncipe Arcanjo renasceu como uma fênix das cinzas. Com alguns membros do período que esteve funcionando e mais 10 novos jovens, com o apoio e ajuda do Capítulo Guardiões da Fraternidade de Pereiro-CE e do GCE-RN, com o Irmão Daniel Zumba como Mestre Conselheiro, o Capítulo voltou a ativa, pronto pra se tornar um dos melhores Capítulos do Estado. Nos primeiros meses o foco foi a reestruturação do Capítulo e a busca por mais membros, assim, tendo a primeira Iniciação após a reabertura no dia 26 de Março de 2016, contando com mais 6 novos irmãos. Após muito tempo distante do cenário Estadual, no primeiro semestre de 2016 participou do XI CONAMESCO em Natal e do XVII CEOD-RN em Mossoró.

No segundo semestre de 2016, já com o Irmão Bruce Lee a frente do Capítulo, o foco foi o reconhecimento na sociedade, realizando parceiras em eventos beneficentes e festas temáticas, como o Hallowen. Nesse tempo, mais três irmãos chegaram as fileiras do Capítulo no dia 18 de Setembro. Nesse semestre também tivemos os primeiros 11 Sirs Cavaleiros investidos na Ordem da Cavalaria pelo Priorado Cavaleiros do Oeste Potiguar, no dia 26 de Julho. Ainda no segundo semestre, o Capítulo participou do XII CONAMESCO em Apodi, do Encontro Regional da Quarta Região em Umarizal e do ELOD em Caraubas e levou representação para o CEOD-CE em Campos Sales. No final do ano, mais dois Sirs Cavaleiros do Capítulo chegaram aos portais do Priorado Cavaleiros do Oeste Potiguar.

Em 2017 já com o nome firmado no cenário Estadual, o Capítulo continuou trabalhando para crescer ainda mais. Com o Irmão Arthur Victor como Mestre Conselheiro, o Capítulo realizou diversos trabalhos sociais, como por exemplo, a Páscoa Solidária. No dia 19 de Fevereiro, 4 novos Irmãos chegaram as fileiras do Capítulo. No primeiro semestre de 2017, um evento ficou marcado na história do Capítulo. Como uma forma de retribuição e agradecimento por todo o esforço que fizeram para reabrir o Príncipe Arcanjo, no dia 1 de Maio, com ajuda do Capítulo Príncipe das Virtudes de Umarizal, o Capítulo reabriu o Capítulo Príncipe Serrano da Cidade de Martins, um dia histórico para toda a Ordem DeMolay Potiguar. O primeiro semestre ficou marcado não só por isso, mas pelas diversas participações do Capítulo em eventos sociais e em visitas a outros Capítulos do Estado. Ainda no segundo semestre o Capítulo participou do XIII CONAMESCO em Mossoró e do XVIII CEOD-RN em Apodi.

No segundo semestre de 2017, o Capítulo teve sua primeira representação em um evento nacional, o Irmão Arthur Victor participou do CNOD em Belém do Pará. O Irmão Pedro Henrique é o atual Mestre Conselheiro, já havendo realizado mais uma Iniciação de 7 novos irmãos no dia 17 de Setembro e participado do XIV CONAMESCO em Severiano Melo.

DIRETORIA ATUAL 2018.2

Mestre Conselheiro José Lázaro
1º Conselheiro Gabriel Jesus
2º Conselheiro André Santos
Escrivão Jefferson Antão
Tesoureiro Matheus Chaves
Mestre de Cerimônias Renan Cunha
Orador João Vitor
Sentinela Yan Douglas
Hospitaleiro Adson Matheus
Porta Bandeira Pedro Batista
Capelão Isaac Araújo

1º Diácono Lucas Gabriel
2º Diácono André Santos
1º Mordomo Marcus José
2º Mordomo Pedro Jorge
1º Preceptor Isaac Araújo
2º Preceptor Walison
3º Preceptor Erik Eduardo
4º Preceptor Camilo Brito
5º Preceptor Breno Augusto
6º Preceptor Lucas Araújo
7º Preceptor Marcus José
ORG Pedro Vale

CONSELHO CONSULTIVO

PRESIDENTE: Diego Barreto
CONSULTOR: Wagner Lopes
MEMBRO: Miguel Cirilo
MEMBRO: Kledyerto Formiga
MEMBRO: Lucas Ritcher
MEMBRO: João Pereira

MEMBRO: Luiz de França Sobrinho
MEMBRO: Carlos Linhares
MEMBRO: Alexsandro Costa
MEMBRO: Breno Klisman
MEMBRO: Reovan Brito

AGENDA DO CAPÍTULO

JULHO - 2018

14 – Instalação
28 – Feijoada dos Seniores

AGOSTO - 2018

11 – Reunião Ritualística
18 – Dia dos Pais
25 – Reunião Ritualística

SETEMBRO - 2018

02 – EROD 3°
07 – Dia do Patriota
08 – Reunião Ritualística
22 – Elevação
22 – Simpósio
29 – Dia do Meu Governo

OUTUBRO - 2018

13 – Reunião Ritualística
18 – Trabalho Comunitário
26 – Dia Educacional
27 – Reunião Ritualística

NOVEMBRO - 2018

03 – Arrecadação de Fundos
05 – Dia em Memoria a Frank Sherman Land
10 – Reunião Ritualística
17 – Trabalho com a Maçonaria
24 – Eleição

DEZEMBRO - 2018

06 – Ano DeMolay
08 – Iniciação
13 – Jantar dos Garis
15 – Dia do Conforto
22 – Reunião Ritualística

JANEIRO - 2019

26 – Instalação Nova Diretoria

CONTATOS

MESTRE CONSELHEIRO

José Lázaro
Fone: 84 99848.9327
E-mail: jlazaro.symons@gmail.com

PRESIDENTE CLUBE DE MÃES

?
Fone: 84 00000.0000
E-mail: ?

PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO

Diego Barreto
Fone: 84 99177.6666
E-mail: diegobns@hotmail.com